O Marketing está sempre em busca de extrapolar a informação visual das marcas, procura também aguçar todos os sentidos como forma de diferenciação no mercado. Usa-se de ferramentas especiais para permanecer por mais tempo na memória de seus clientes e usuários.
O Marketing Olfativo é uma técnica usada há mais de 15 anos nos EUA e no continente asiático por grandes marcas como a DISNEY, Sheraton, Hilton, Singapore Airlines e outras. Além de ser muitíssimo usada na indústria automobilística. Cheirinho de carro novo? É aromatizante. NO lançamento do novo EcoSport, a Ford usou um aroma especial para este carro. Aroma que traduzia toda a versatilidade e jovialidade do carro.
O uso dos aromas em empresas, além de transmitir o clima organizacional da mesma, fortalece a marca, criando uma identidade olfativa e também consegue estimular o comportamento de consumidores como:
aumentar a permanência de clientes no interior de lojas;
Criar simpatia pelo produto;
permanecer por mais tempo na memoria dos clientes;
crontribuir na construção de ambiente agradável nas empresas;
compor a marca da empresa (as empresas têmem suas marcas: fonte, cores, forma, e também pode ter um aroma);
em hotéis, transmitir acolhimento aos hóspedes;
estimular a criatividade e concentração em escritórios;
estimular o consumo de alimentos em restaurantes e espaços gourmets;
despertar a sensualidade feminina em SPAS e clinicas de estéticas;
Dentre outros
Os aromas nos remetem a sensações, lembranças diversas, pois a memória olfativa é sete vezes maior que a visual (corresponde a 35% da memória em geral, segundo pesquisa em NY Rockefeller University), e esse dado não passou despercebido pelo marketing de grandes empresas; a perspectiva para 2011 é que esse mercado movimente cerca de 500 milhões de dólares em todo o mundo, representando um crescimento médio de mais de 32% a.a. nos últimos 8 anos.
Renda-se ao surpreendente mundo dos aromas!